Os alunos e as novas tecnologias
Um projeto que visa introduzir as novas tecnologias na sala de aula tem que ter em conta a proficiência digital dos alunos. Daí que, algumas questões estiveram presentes desde o início do projeto de implementação dos tablets educativos. Os nossos alunos de hoje tem competências digitais que lhes permitam aprender com as tecnologias?
É verdade que estes alunos tiveram contacto com as TIC no primeiro ciclo, o que poderá facilitar a adaptação. A grande maioria revela uma boa adaptação aos equipamentos digitais e não mostram dificuldades no manuseamento dos tablets. No entanto, é natural, sentirem alguma dificuldade no uso, para estudar e aceder aos manuais digitais, quer na escola, quer em casa.
Mas, a curiosidade será a melhor aliada e com as devidas orientações dos professores, com certeza, que as dificuldades iniciais serão ultrapassadas.
Os alunos, apesar de pertencerem a uma geração envolvida em tecnologia, também não são digitalmente competentes, se não forem sujeitos às aprendizagens básicas. Aprende-se, fazendo, e é nesta premissa, que todos devemos unir esforços para aprender em conjunto.